Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41187

Comparte esta pagina

Título : Gênero na educação infantil: um olhar para as brincadeiras no espaço escolar.
Autor : SANTOS, Rita de Cássia de Almeida
Palabras clave : Identidade de gênero na educação; Educação pré-escolar; Brincadeiras; Professores - Formação; Prática de ensino
Fecha de publicación : 26-ene-2017
Citación : SANTOS, Rita de Cássia de Almeida. Gênero na educação infantil: um olhar para as brincadeiras no espaço escolar. Caruaru: O Autor, 2017.
Resumen : Este trabalho discute acerca de como estão sendo orientadas as questões de gênero nas brincadeiras infantis. Objetivando verificar o direcionamento das brincadeiras para meninos e meninas; conhecer como essas se relacionam na ausência da supervisão de adultos / professor (a) e identificar quais as concepções de gênero que emergem a partir das práticas desenvolvidas pelas docentes. A pesquisa se insere na Educação Infantil em 3 turmas com crianças de 4 a 6 anos e três professoras. Para tanto, embasamo-nos teoricamente em autores/as como Louro (1997), Vygotsky (2007), Wallon (2010) e Kishimoto (2010). No que diz respeito ao percurso metodológico, foram realizadas observações de toda a rotina das crianças e entrevistas semiestruturada com as professoras. Para tratar dos dados da pesquisa utilizamo-nos da análise do conteúdo, na perspectiva de Bardin (2006). Concluímos que embora as brincadeiras e atividades lúdicas marcassem a rotina das crianças, os direcionamentos desses momentos ainda deixam a desejar e o desconhecimento das ideias/discussões e conceitos que envolvem o termo gênero contribui para a omissão/silenciamento de uma prática docente que forme para as interações sociais mais igualitárias entre meninos e meninas. Não pretendemos aqui culpabilizar os/as educadores/as, pois são diversas lacunas que contribuem para que a discussão de gênero seja silenciada, favorecendo a reprodução de padrões normativos, sujeitando crianças a experiências conflituosas e desnecessárias.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/41187
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SANTOS, Rita de Cássia de Almeida.pdf1,37 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons